- 
                Processo Seletivo – Bolsista PIBE 2025O Departamento de Aquicultura, através do Laboratório de Piscicultura Marinha, oferece bolsa de estágio não obrigatório para alunos do curso de graduação em Engenharia de Aquicultura. Vigência da bolsa: 06/03/2025 a 31/12/2025 Detalhes no link: Edital 01 LAPMAR 2025 – PROCESSO SELETIVO BOLSISTA PIBE Etapas do processo seletivo: - Período de inscrições: 03/02/2025 a 07/02/2025
 
- Resultado: a partir de 08/02/2025
 RESULTADO Conforme os critérios de seleção do edital, a seguinte candidata foi classificada para a vaga: MARIA EDUARDA DEQUECH CASAGRANDE 
- Período de inscrições: 03/02/2025 a 07/02/2025
- 
                Disponível para venda 35 reprodutores de tainha Mugil lizaO Laboratório de Piscicultura Marinha (AQI/CCA/UFSC) divulga a lista de excedentes produzidos na sua unidade de ensino, pesquisa e extensão para comercialização. Estão disponíveis: 35 tainhas (Mugil liza) – peso entre 800 a 1000 g – machos maduros – valor 35,00 a unidade O transporte ficará por conta do interessado. Os pedidos deverão ser feitos através do email <caio.magnotti@ufsc.br>, ou WhatsApp (48) 988298546, especificando a quantidade pretendida e os dados do comprador: 1) Pessoa Física: nome e CPF, endereço de entrega; 2) Pessoa Jurídica: nome e CNPJ, endereço de entrega. Os pedidos serão atendidos por ordem de chegada até completar o total disponível. Os compradores receberão informações a respeito da forma de pagamento (antecipado à UFSC através de Guia de Recolhimento da União) **Atendendo à portaria normativa n°68/2016, de 23 de fevereiro de 2016, prorrogada pela Portaria 94/2017 do Gabinete da Reitoria da UFSC http://noticias.ufsc.br/files/2016/04/Portaria-Normativa-68.pdf, que regulamenta essa atividade no âmbito da Universidade, torna pública a oferta para comercialização do excedente. O documento caracteriza como produção excedente os bens perecíveis e não perecíveis que não foram aproveitados pelas unidades universitárias e pelos órgãos suplementares. 
- 
                Venda de peixes excedentes de pesquisa (setembro/2020)O LAPMAR disponibiliza para venda reprodutores de peixes marinhos. Estão disponíveis: 5 robalos flecha (Centropomus undecimalis) – peso entre 8 e 10 kg – machos e fêmeas – valor 40,00 reais o kg 500 tainhas (Mugil liza) – peso entre 30-45 g – sexo indefinido – valor 8,00 a unidade O transporte ficará por conta do interessado. Os pedidos deverão ser feitos através do email <caio.magnotti@ufsc.br> especificando a quantidade pretendida e os dados do comprador: 1) Pessoa Física: nome e CPF, endereço de entrega; 2) Pessoa Jurídica: nome e CNPJ, endereço de entrega. Os pedidos serão atendidos por ordem de chegada até completar o total disponível. Os compradores receberão informações a respeito da forma de pagamento (antecipado à UFSC através de Guia de Recolhimento da União) 
- 
                Livro novo de PisciculturaSaiu a terceira edição revisada e aumentada (novas espécies) do livro Espécies Nativas para Piscicultura no Brasil. BALDISSEROTTO, Bernardo (Org.). Espécies nativas para piscicultura no Brasil. 3 ed. Santa Maria: Editora da UFSM, 2020. 544 p.  Dois capítulos foram preparados pela equipe do Lapmar: Capítulo 3: Cultivo da sardinha-verdadeira (Sardinella brasiliensis). Capítulo 22: Cultivo de robalo-flecha (Centropomus undecimalis) e robalo-peva (Centropomus parallelus). 
 Para mais informações e aquisição, acesse o site da editora.
- 
                Novas Publicações!Dois novos trabalhos com tainha. Um estuda a frequência de alimentação de juvenis quando criados intensivamente com dieta artificial (Silva et al., 2020), feito em parceria com o Laboratório de Enzimologia Aplicada (UFSC). O outro avalia a criação do juvenil integrada com o camarão-branco do Pacífico usando a técnica de bioflocos (Borges et al., 2020), feito em parceria com o Laboratório de Camarões Marinhos (LCM – UFSC). Com a sardinha um dos trabalhos relata a ocorrência de um novo parasito e o tratamento utilizado para combatê-lo (Owatari et al., 2020), feito em parceria com o Laboratório de Sanidade de Animais Aquáticos (AQUOS – UFSC). O segundo trabalho relata um ano de desovas espontâneas de adultos nascidos em cativeiro (Magnotti et al., 2020). Um dos trabalhos testou a inclusão de citral na dieta de juvenis de robalo (Michelotti et al., 2020), feito em parceria com o Laboratório de Fisiologia de Peixes (LAFIPE – UFSM). 
- 
                Novas publicações sobre tainha!Os primeiros trabalhos de controle da reprodução em cativeiro e de cultivo de larvas de tainha, feitos no LAPMAR em 2014 e 2015, estão descritos num artigo publicado na “Revista Brasileira de Reprodução Animal”. Adultos de tainha nascidos em 2016 foram criados até a primeira maturação sexual e foram submetidos a tratamentos com suplementação de vitamina C. Esta pesquisa é o tema de um artigo publicado na revista “Aquaculture Research”. 
- 
                Departamento de Aquicultura presente na Fenaostra 2019A 20ª edição da Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana (Fenaostra) começou na última quinta-feira, 5/9 e segue até o próximo dia 15/9. A UFSC se faz presente no estande da Superintendência de Pesca, Maricultura e Agricultura da Prefeitura Municipal de Florianópolis. 
 Saiba mais.
- 
                Venda de juvenis de tainha (Mugil liza)Nos próximos dias, de 20 de Agosto a 30 de Setembro de 2019, o LAPMAR vai dispor para venda de 25 mil juvenis de Tainha Mugil liza (peso médio 0,6 g), resultantes de reprodução artificial em laboratório. Os peixes estarão disponíveis em lotes e valores de acordo com a tabela abaixo: N. de peixes Valor un. (R$) Valor total (R$) 500 2,00 1000 1000 1,70 1700 5000 1,50 7500 10000 1,30 13000 O transporte (aéreo ou terrestre) ficará por conta do interessado. Os peixes serão liberados em sacos plásticos lacrados, com água do mar e oxigênio. Os pedidos deverão ser feitos através do email <caio.magnotti@ufsc.br> especificando a quantidade pretendida e os dados do comprador: 1) Pessoa Física: nome e CPF, endereço de entrega; 2) Pessoa Jurídica: nome e CNPJ, endereço de entrega. Os pedidos serão atendidos por ordem de chegada até completar o total disponível. Os compradores receberão informações a respeito da forma de pagamento (antecipado à UFSC através de Guia de Recolhimento da União) As solicitações atendidas serão posteriormente divulgadas neste mesmo local. Posteriormente, lotes menores e juvenis de maior tamanho poderão ser também oferecidos desta mesma forma. 
- 
                SEM OCEANOS, UM FUTURO IMPOSSÍVEL
- 
                Produção de sardinha em cativeiro é notícia no Diário Catarinense
 
        



