Estrutura

O LAPMAR foi implantado inicialmente aproveitando estruturas já existentes e cedidas pela Secretaria da Agricultura.

Gradativamente novos espaços foram sendo construídos. Atualmente são utilizados sete galpões, que totalizam uma área construída de aproximadamente 650 m2.

O laboratório está dividido nos seguintes setores.

Setor Administrativo: quatro salas para administração e estudos.

Maturação e Desova: três salas com oito tanques de 8 m3 e um tanque de de 40 m3, sala deindução de desova com nove 9 tanques 1 m3.

Larvicultura: uma sala com três tanques de fibra-de-vidro de 5 m3.

Experimentação: sala com tanques de fibra-de-vidro de diversos tamanhos (40 L a 200 L) para experimentos com larvas e juvenis.

Microalgas e Zooplâncton: sala climatizada para cultivo inicial de algas, estufa para cultivo intermediário de algas, rotífero e copépode com tanques de fibra-de-vidro de diversos tamanhos (40 L a 3 m3), pátio externo com tanques de 3 m3, sala para incubação de cistos de Artemia.

Berçário e Engorda: estufa com quatro tanques de 12 m3, gaiolas flutuantes em dois viveiros de terra escavados (20 m x 70 m).

Laboratório seco: uma sala para microscopia e pesagem.

Alimentação: uma sala para preparo e armazenamento de alimentos.

Almoxarifado: uma sala para armazenamento de materiais.

Alojamento: dois quartos com banheiros e copa-cozinha.

Abastecimento de água do mar: bombeamento feito na praia da Barra da Lagoa que abastece toda a Estação de Maricultura, a água é estocada em cisternas.

Equipamentos: tratamento, monitoramento e aquecimento de água, preparo e armazenamento de alimentos, pesagem, microscopia, microcomputadores e veículo utilitário.